Saudabilidade em casa

3 minutos pra ler

A sua casa deve ser o seu refúgio, o lugar onde você se sente protegido e representado. Um lugar onde você pode contar sua história e deixar sua marca. Mas e se sua casa te deixar doente? E se ela não contribuir para o seu bem-estar físico e emocional?

A saudabilidade é uma tendência que veio para ficar. É a qualidade do que é saudável, do que faz bem à saúde. E isso não se aplica somente à alimentação e exercícios físicos. A saudabilidade também se estende ao ambiente em que vivemos, especialmente a nossa casa. Afinal, nossa casa deve proteger nossos corpos, mentes e emoções. Deve ser um lugar onde possamos desenvolver nosso potencial, receber amigos quando quisermos, e viver bem em todos os sentidos.

Mas como garantir que nossa casa seja uma fonte de saúde e bem-estar? Um primeiro passo é prestar atenção aos contaminantes orgânicos voláteis (COVs) que podem estar presentes no ar interno da casa. Esses compostos químicos podem ser encontrados em produtos de limpeza e manutenção, móveis e pisos. A exposição prolongada a esses produtos pode ter efeitos negativos na saúde, causando irritação, alergias e outros problemas de saúde a longo prazo. É importante, portanto, escolher produtos de limpeza e móveis que tenham baixa emissão de COVs e manter a casa bem ventilada.

Outro fator a ser considerado é o campo eletromagnético gerado por dispositivos eletrônicos como televisões, computadores, telefones celulares e tablets. O uso excessivo ou exposição prolongada a esses dispositivos eletrônicos pode causar uma série de problemas de saúde, como dores de cabeça, fadiga, tonturas, insônia, entre outros. Além disso, estudos mostram que o uso excessivo desses dispositivos pode levar a distúrbios de saúde, como problemas de memória, ansiedade, depressão, alergias, problemas de visão e cardíacos.

A ergonomia também é um fator importante a ser considerado na busca por uma casa saudável. É preciso escolher móveis que sejam adequados ao corpo humano e que permitam conforto e autonomia. Além disso, é importante considerar as necessidades específicas de cada membro da família, como pessoas cadeirantes, de diferentes estaturas e idades. As crianças, por exemplo, precisam de mesinhas e cadeiras adequadas, assim como acesso aos seus pertences em armários e camas adequadas para sua altura.

A poluição visual e sonora também podem ter um impacto negativo na saúde. É importante, portanto, adotar medidas para garantir que os moradores não sejam sobrecarregados com muitos estímulos visuais e sonoros. O controle da iluminação natural e artificial também é importante, garantindo que o ambiente seja iluminado o suficiente durante o dia e que a luz artificial não seja insuficiente ou intensa demais.

Ter plantas em casa é uma ótima maneira de melhorar a saudabilidade do ambiente e criar mais beleza e estímulo visual. As plantas não só ajudam na qualidade do ar, absorvendo substâncias nocivas e produzindo oxigênio, mas também contribuem para o bem-estar mental, reduzindo o estresse e a pressão arterial.

Por fim, é importante verificar a qualidade da água da casa, garantindo que o PH esteja dentro dos níveis recomendados e que o nível de cloro na água não seja excessivo.

Ao planejar a construção da sua casa dos sonhos, é importante levar em consideração todos os aspectos que contribuem para o bem-estar e a saúde dos seus ocupantes. Se deseja um projeto de arquitetura ou interiores para a sua casa dos sonhos, entre em contato conosco para que possamos criar um espaço personalizado que reflita a sua visão de vida e propicie o seu bem-estar.

Vamos criar um projeto incrível?

Gostaria muito de ouvir você, entender tuas necessidades e te atender.

Não tenha medo de entrar em contato, mesmo que não saiba por onde começar ou não tenha certeza se somos ideais para você. Vamos falar sobre isso!

Vamos conversar para ver se a gente combina!



O que você gostaria?
Como você nos encontrou?
início projetos blog